CONTATO@DEFENSEA.COM.BR - TELEFONE: +55 21 3923 - 5921
AV. MARECHAL CÂMARA 160, SALA 1608 - RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL - CEP 20020-907

Buscar
  • Defensea

DEMONSTRAÇÃO DE SIMULADOR DE ROV NO NPQHO VITAL DE OLIVEIRA



O ROV do NPqHo Vital de Oliveira

Uma equipe da empresa canadense GRI Simulations (http://www.grisim.com), acompanhada pelo representante da DefenSea Consultoria, esteve a bordo do NPqHo Vital de Oliveira para apresentar seu sistema de software, que permite simular a operação de ROV (Remotely Operated Vehicle), desde o lançamento, desenvolvimento da missão e recolhimento.


Os softwares da GRI Simulations podem ser empregados tanto para a qualificação de operadores como também para o treinamento e planejamento de missões específicas, projetadas de acordo com as necessidades do cliente. Além das operações de pesquisa científica, o software da GRI Simulations pode gerar outros tipos de cenários de interesse para operações militares específicas, como resgate de submarino e desminagem. Adicionalmente, a GRI Simulations produz também softwares que simulam a faina de lançamento de ROV ou de AUV (Autonomous Underwater Vehicle), sendo possível modelar todo o sistema de lançamento e recolhimento (LARS – Launch and Recovery System). O programa do simulador pode ser conectado ao console de operação do ROV, permitindo aos operadores treinarem a bordo, no porto ou em viagem, utilizando os consoles já instalados.


Os simuladores da GRI Simulations são empregados pelas marinhas americana e canadense, bem como por diversas empresas Offshore.


O NPqHo Vital de Oliveira possui um ROV capaz de operar a mais de 3.000 m de profundidade e está configurado para realizar experimentos oceanográficos, além de ser capaz de recolher amostras do fundo do oceano, por meio de um braço mecânico.


A empresa brasileira Underwater Group (http://uwgroup.com.br) está apoiando o treinamento dos operadores de ROV do NPqHo Vital de Oliveira, utilizando os simuladores da GRI Simulations instalados em sua sede em Niterói.



Justin Warren e Steve Dodd (GRI) e Sergio Jordão (DefenSea)

10 visualizações