DefenSea Consultoria contribui para ingresso do Brasil no grupo de países que opera o Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS – Vessel Traffic Service)

DefenSea Consultoria contribui para ingresso do Brasil no grupo de países que opera o Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS – Vessel Traffic Service)

O VTS do Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro, foi homologado pela Marinha do Brasil, em novembro de 2015. Desta forma, tornou-se o primeiro porto brasileiro a operar um serviço deste tipo, fundamental para controlar, de forma eficiente, o crescente tráfego marítimo no país. (Fonte: https://www.marinha.mil.br/nomar-online/08012016/7.html)

Este é um marco histórico para o país, pois simboliza a entrada do Brasil no grupo de 41 países que operam este importante serviço, ativado pela primeira vez há mais de 6 (seis) décadas. A DefenSea Consultoria orgulha-se de ter contribuído para esta grande conquista nacional.

A participação da DefenSea Consultoria no processo de ativação do primeiro VTS do Brasil

No final de setembro de 2014, a DefenSea Consultoria foi contratada pela Prumo Logística Global para prestar assessoria na implantação de um VTS (Vessel Traffic Service) no Porto do Açu.

Dentro desse escopo, foram realizadas pela Empresa as seguintes atividades:

  • Elaboração dos procedimentos operacionais do VTS;

  • Especificação e padronização dos equipamentos do VTS;

  • Orientação técnica na elaboração do projeto de instalação do VTS;

  • Elaboração de toda documentação necessária para implementação e homologação do VTS pela Autoridade Marítima Nacional;

  • Orientação técnica para treinamento dos operadores, controladores e sobre as instituições de ensino credenciadas;

  • Acompanhamento do processo de homologação;

  • Operação assistida; e

  • Fornecimento e instalação de 2 estações-base AIS (Automatic Information System), com redundância, de acordo com as recomendações da IALA (International Association of Lighthouse Authorities).

A implantação do Serviço de Tráfego Marítimo possibilita ao Porto do Açu o uso de sistemas de monitoramento e controle para reduzir atrasos e custos, além de aumentar a segurança da navegação e das operações portuárias.

A DefenSea Consultoria possui experiência anterior nesta matéria, tendo contribuído para o desenvolvimento de projeto de VTS para o Terminal Marítimo da Ponta da Madeira e para o Terminal da Vale Malaysia Mineral, em Lumut, Malásia, ambos da companhia Vale.

Assim, a empresa está apta a desenvolver projetos customizados de monitoramento e controle de tráfego marítimo, de acordo com as necessidades e o orçamento de cada cliente.

Comments are closed.