DefenSea Consultoria apresenta estudo de viabilidade de uso do sistema de cálculo de folga dinâmica no Porto de Santos

A OMC International, empresa australiana representada no Brasil pela DefenSea Consultoria, produziu um estudo de viabilidade de implantação do sistema DUKC (Dynamic Under Keel Clearance) no Porto de Santos, o maior da América Latina, que foi apresentado ao público nas dependências daquele porto em 31/julho deste ano.

O DUKC está em operação em 26 portos em todo o mundo, tendo realizado mais de 160 mil travessias de navios sem nenhum acidente, comprovando que, além de possibilitar a adoção de maiores calados de operação e otimizar a dragagem de canais de acesso, o sistema aumenta substancialmente a segurança da navegação.

É importante ressaltar que o sistema DUKC somente pode operar em um porto após uma fase de validação, a fim de garantir o seu uso com máxima segurança.

A autorização de emprego do sistema DUKC em portos brasileiros está sendo avaliada por um comitê técnico da Marinha do Brasil, para o qual a DefenSea Consultoria e a OMC International também fizeram uma apresentação específica.

A apresentação do estudo foi realizada por Sergio Jordão, um dos sócios da DefenSea Consultoria, com a presença do Dr Terry O’Brien, fundador e Diretor Executivo da OMC International, e do Sr. Alex Oliva, Presidente da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), além de outros importantes profissionais que atuam no segmento portuário nacional.

folga-dinamica-02


Conforme afirmado publicamente pela CODESP, administradora do Porto de Santos, no litoral paulista, a implantação e início da operação do sistema DUKC, que calcula a folga dinâmica do canal de navegação em tempo real, será realizada até o segundo semestre de 2019, caso autorizado pela Marinha, possibilitando que o cais santista possa receber navios com maiores calados, aumentando substancialmente a produtividade, competitividade e segurança nas operações daquela instalação portuária.

Um vídeo da apresentação do estudo de viabilidade de implantação do sistema DUKC no Porto de Santos está na matéria publicada no site G1, no link: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2018/08/01/codesp-estuda-adotar-sistema-que-calcula-calado-em-tempo-real-no-porto-de-santos.ghtml

Comments are closed.